Qual a importância do Lúpulo para a qualidade da cerveja artesanal?

Muito se fala do Lúpulo no universo das cervejas artesanais, mas, na realidade, as suas funções dentro do processo de produção e também no resultado final do trabalho cervejeiro são desconhecidas por bastante gente. Se é o seu caso, essa é a pauta de hoje por aqui e, certamente, a leitura vai valer a pena.

Resumindo para contextualizar, o Lúpulo é uma flor pra lá de especial (a gente que o diga). Com tamanho aproximado entre 3 e 5 centímetros e cor verde claro, ela se desenvolve, principalmente, em regiões de clima temperado e/ou frio. Em suas pétalas estão as lupulinas: glândulas produtoras de substâncias essenciais utilizadas na produção de cerveja de qualidade.

A planta do Lúpulo tem os dois sexos, mas somente a planta feminina é útil para fins cervejeiros e, por ser um ótimo conservante natural, em outros tempos manter o frescor da cerveja era a sua principal utilidade. Hoje em dia, é também o grande responsável por dar aos principais estilos de cerveja algumas de suas características mais marcantes: amargor e aroma.

AMARGOR

Essa é uma das suas principais funções e, por conter uma concentração muito alta de substâncias amargas, o cuidado com a quantidade utilizada na composição é fundamental para manter o equilíbrio e garantir o resultado final.

Os lúpulos de amargor estão presentes nos óleos essenciais produzidos pelas lupulinas e quanto maior o tempo de ebulição no processo de produção, mais amarga vai ficar a cerveja.

AROMA

Os lúpulos de aroma também estão presentes nos óleos essenciais produzidos pelas lupulinas, mas, no geral, são colocados na última etapa do processo de produção, ao final do cozimento. Essa espécie de “tempero” da cerveja conta com mais de 300 componentes que oferecem resultados diferentes dependendo da forma como são utilizados.

Bom, agora que você já conheceu um pouco melhor essa preciosidade, é sempre bom lembrar que as nossas cervejas são produzidas com lúpulos norte-americanos de altíssima qualidade, ideais para garantir a melhor experiência para você!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alguma dúvida?
Entre em contato

Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas e apresentar nossos produtos.

VOCÊ TEM MAIS
DE 18 ANOS?

SIM NÃO

Desculpe, você deve ter mais de 18 anos,
para acessar o site.

Voltar