BLOG_19-10

Saiba mais sobre o malte

Se você gosta de cerveja, você com certeza já ouviu a expressão “puro malte”, e sabe que isso indica uma cerveja de maior qualidade. Mas, você sabe exatamente o que é o malte?

Junto com a água e o Lúpulo, o malte é um dos três ingredientes que fazem parte da “lei de pureza da cerveja”, ou seja, sua presença é fundamental na elaboração da bebida.

O malte não vem “pronto” da natureza: ele é o resultado da germinação de grãos de cereais selecionados, como por exemplo a cevada, o centeio, o trigo, o milho, entre outros. Para isso, esses cereais são mantidos em um ambiente com umidade e temperatura controladas, conhecido como “maltaria”.

Quando começam a germinar, o processo é interrompido, então os grãos são secados, torrados ou defumados, dependendo do tipo de cerveja que vai ser produzido. O tipo de malte e a sua torra são determinantes para o sabor, a cor e o aroma final da cerveja. Por exemplo, quanto mais torrado for o malte, mais escura ela será, além de ganhar sabor com notas de café e caramelo.

Por fim, os grãos são acrescentados à mistura, onde servirão de alimento para as leveduras, que por sua vez, produzem álcool e gás carbônico através do processo de fermentação. É justamente por isso que muita gente considera o malte como a “alma da cerveja”.

Por motivos econômicos, algumas cervejas recebem cereais “não-maltados”, ou seja, que não passaram pelo processo de germinação, secagem e torra. Obviamente, isso afeta negativamente o gosto e a qualidade da bebida. O “puro malte” é a garantia de sabor superior, como é o caso de todas as cervejas da Santa Tulipa.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alguma dúvida?
Entre em contato

Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas e apresentar nossos produtos.

VOCÊ TEM MAIS
DE 18 ANOS?

SIM NÃO

Desculpe, você deve ter mais de 18 anos,
para acessar o site.

Voltar